terça-feira, agosto 15, 2006

Eleições

De dois em dois anos a história se repete. Surgem inúmeros candidatos, de esquerda ou de direita com o mesmo discurso: governar para o povo, justiça social, geração de empregos e investimentos em saúde e educação. Se realmente fizessem o que falam existiria um único partido, não é verdade? É óbvio que a maioria engana o povo. Na realidade política é disputa pelo poder, só! Todo o resto são falácias para conquistar o seu voto.

Um dos grandes exemplos disso é o nosso atual presidente. Lembram dele em 1989 pregando o socialismo, a conquista do poder pelos trabalhadores etc? Conhecem o governo dele agora, retirando o direito à aposentadoria integral da única catregoria que ainda o possuía, os funcionários públicos? Privilégio, uns vão dizer. Discordo totalmente. Ganhar aposentado o mesmo que ganhava na ativa é o mínimo plausível para a fase da vida em que se gasta mais, principalmente com saúde. Os mais satisfeitos com o governo são justamente aqueles que acabam com todas as economias do mundo, os bancos. Justamente os mesmos que mais prejudicam a classe trabalhadora com seus juros extorsivos e ilegais.

Esse governo é melhor que o anterior, mas está muito aquém do esperado por aqueles que depositaram sua confiança num homem que foi pobre até praticamente governar o país. O salário recebido pelo PT o colocava numa situação de classe média baixa, se é que isso existe. Hoje ele é o queridinho dos milionários... Apesar da melhora do país, podemos dizer que Lula e o Partido dos trabalhadores viraram a casaca.

Mas enfim, cada povo tem o governante que merece. Ainda é melhor merecer o Lula do que o FHC. rs... Nessas eleições será difícil, mas quem sabe em 2010 teremos um presidente realmente preocupado em promover justiça social e não simplesmente controlar a economia às custas do desemprego e da miséria. Talvez fosse melhor uma presidenta... Acho que já deu para perceber para quem vai o meu voto. rs...

Inobstante o texto, eu ainda acredito nos políticos de esquerda, mesmo sabendo que grande parte deles são pessoas frustradas por não pertencerem as classes dominantes. Nunca repararam isso? Quem já participou de movimentos sociais ou partidos políticos deve saber o que eles fazem para subir e se manter no poder. É nojento. Não brigam por dinheiro, mas brigam por cargos com a mesma intensidade. É aquela coisa: não tenho dinheiro, mas quero mandar assim mesmo. O quadro é grave, mas nem tudo está perdido, sempre tem um honesto ou outro para nos espelharmos. Tomara que um dia estes virem maioria.

Olhem quem já foi candidato. rs...



Juízo, hein!