segunda-feira, outubro 02, 2006

Pesquisa Eleitoral

É, meus caros. Dia 1º de outubro passou e uma coisa ficou clara: pesquisa eleitoral não serve para nada. Contrariando todas as pesquisas, iremos ter 2º turno no país e no meu estado.

Eu sempre fui contra a divulgação de pesquisas eleitorais. Acho que as mesmas manipulam muito a opinião pública. Muitas pessoas deixam de votar no candidato da sua preferência para votar naquele que está ganhando, ou para evitar que um desafeto vença as eleições. Quem nunca agiu assim? Até eu, nessas eleições, quase embarquei nessa. Ainda bem que não fui, pois não serviria de nada, já que a candidata em questão acabou perdendo uma grande diferença, e eu ainda estaria votando num partido cujas práticas são notoriamente delsleais.

O ibope errou no Brasil, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e sabe-se lá mais onde. Às vezes eu acho que essas pesquisas são pagas. O candidato que pagar melhor recebe a pesquisa do jeito que quiser. Entendo que para uma eleição ser realmente democrática, as pesquisas não deveriam ser divulgadas, pois assim nós votaríamos nos candidatos que realmente nos simpatizássemos e não nos que estão na frente. Não é assim que devemos eleger nossos representantes.

Espero que um dia tal conduta aconteça.

Uma ótima semana a todos.